Riscar cópia do cartão de cidadão: Como fazer para inutilizar?

Riscar cópia do cartão de cidadão: Como fazer para inutilizar?

Certamente já lhe pediram para tirar uma fotocópia do seu cartão de cidadão, seja para inicializar um contrato ou até para a simples estadia num hotel. Contudo, fica sempre a questão de como riscar ou inutilizar a cópia de um cartão de cidadão.

Visto que este cartão contém informações valiosas pessoais, podemos sofrer um roubo de identidade ou os nossos dados serem utilizados para fins maliciosos.

Por isso, o melhor será sempre certificar-se de que a pessoa que lhe tira uma cópia só o poderá utilizar para o fim que você autorizou. Impossibilitando-a de a reutilizar mais tarde ou mesmo fornecer os dados a outras pessoas ou empresas.

Como riscar ou inutilizar a cópia de um cartão de cidadão?

Como riscar ou inutilizar a cópia de um cartão de cidadão

Para além do motivo, e para garantir uma segurança extra, você poderá também colocar a data do envio dos seus dados do cartão de cidadão.

Todos estes pequenos detalhes serão uma proteção fundamental para si, evitando qualquer tipo de extravio da sua identidade.

Assim sendo, se por algum motivo for vítima de roubo de identidade, tem assim um apoio que ajudará a descobrir quem o fez e que impossibilita a pessoa em questão de negar que, de facto, utilizou os dados do seu cartão de cidadão.

Contudo, deverá ter muito cuidado na mesma para quem envia os seus dados.

Como enviar uma cópia do cartão de cidadão apenas para 1 finalidade?

Como enviar uma cópia do cartão de cidadão apenas para 1 finalidade

Atualmente, é muito comum qualquer empresa pedir uma cópia do nosso cartão de cidadão. Seja para começar um contrato de Internet ou de luz, seja para o pedido de um crédito.

Essa informação é necessária para comprovar a verdadeira identidade da pessoa. Se não, qualquer pessoa com acesso a alguns dos nossos dados poderiam utiliza-los para cometer fraudes ou até mesmo colocar-nos em dívida sem o nosso conhecimento.

A maneira mais segura de riscar uma cópia do cartão de cidadão é colocando o motivo para o qual está a enviar a cópia.

Por exemplo, se for enviar a cópia para uma empresa que fornece serviço de televisão, em vez de rasurar a cópia do cartão de cidadão, deverá escrever juntamente com os seus dados:

Eu, [o seu nome], envio a minha cópia do cartão de cidadão para uso exclusivo de início de contrato com [o nome da empresa].

Assine por baixo

Deverá fazê-lo também numa zona em que seja impossível de cortar o motivo, tendo apenas o cuidado de não cobrir dados importantes e necessários para o qual enviou a cópia.

Posso me recusar a facultar a cópia do cartão de cidadão?

Muitas notícias deram a entender que é proibido pela lei portuguesa de pedir uma fotocópia do cartão de cidadão. Contudo isso não é verdade e passamos a explicar.

Apenas é “interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular”. O que significa que apenas não é possível tirar uma fotocópia do mesmo sem a sua autorização prévia.

Assim sendo, se você se recusar a dar uma cópia do seu cartão cidadão, as empresas podem se recusar também a fornecer o serviço ou produto que está a pedir. Sendo praticamente obrigatório fornecer os seus dados para ter acesso ao serviço ou produto que solicitou.

A empresa pode guardar a cópia do meu cartão de cidadão?

Este é um dos dos outros motivos pela qual deverá se assegurar e riscar e inutilizar a cópia do cartão de cidadão. Porque as empresas podem, de facto, guardar uma cópia do mesmo.

Para além de ser uma garantia de que o cliente é quem assume ser, poderá também ser uma prova em caso de litígio.

Se mais tarde, você decidir cancelar um serviço que não esteja permitido a fazê-lo devido a um contrato e alegar que não foi o próprio a iniciar o mesmo, a empresa terá então uma prova concreta de como realmente foi o cliente a fazê-lo.

Contudo, supomos que essa mesma empresa fornece a cópia dos seus dados a outro prestador de serviços e eles começam um novo contrato em seu nome sem o seu consentimento.

Se você traçar a cópia do seu cartão de cidadão com o motivo e a data na qual fez o envio dos seus dados, pode comprovar como realmente foi vítima de roubo de entidade e que houve extravio dos seus dados por parte da empresa para o qual tinha enviado inicialmente a cópia.

Esperemos que este artigo tenha sido explícito de mostrar qual a maneira mais correta de riscar a cópia do cartão de cidadão e de como fazer para o inutilizar. Para além de ser uma segurança para si, é também para a empresa ao qual forneceu os seus dados.

E então, ficou esclarecido(a) sobre como deve (ou não) utilizar as cópias do seu cartão de cidadão? Qualquer questão adicional, não hesite em contactar.

Leia também: