VoltarTodos os artigos
Portal do Crédito
Revisto por Portal do Crédito
Portal do Crédito

O Portal do Crédito é constituído por uma equipa de redatores profissionais dedicados e especializados que procuram responder às principais questões dos portugueses sobre crédito e finanças pessoais.

Simulação Subsídio de Desemprego: Como Obter Em 2023

Banner de Artigo sobre subsídio de desemprego

Ficar no desemprego é sempre uma situação pouco confortável, principalmente quando temos diversos encargos mensais para suportar, como a renda e as despesas da casa.

Para o ajudar existe o subsídio de desemprego que o pode ajudar até encontrar novas fontes de rendimento.

Neste sentido, neste artigo vamos-lhe indicar onde fazer uma simulação subsídio de desemprego, que condições e requisitos tem de cumprir para ter acesso e a que outros subsídios poderá conseguir arrecadar neste período de desemprego.

Para o cidadão conseguir obter um valor aproximado do subsídio de desemprego a que tem direito, tem obrigatoriamente de preencher alguns dados como:

  • Número de dias com contribuições, nos 24 meses anteriores ao desemprego;
  • Meses de contribuição total da sua carreira;
  • Salário médio dos primeiros 12 meses nos últimos 14 meses;
  • Número de meses com descontos nos últimos 14 meses;
  • Valor do subsídio de férias e do subsídio de Natal;
  • Situação do agregado familiar e número de dependentes.

Se não souber ou estiver com dúvidas sobre algum valor, poderá consultar todos os dados no Portal das Finanças ou na Segurança Social Direta.

Deste modo é importante utilizar um simulador completo e fácil de utilização. Assim, aconselhamos a utilizar o do Doutor Finanças – basta clicar no botão abaixo.

Além do fundo de desemprego, poderão existir outras compensações a serem pagas pela entidade patronal no momento do despedimento.

Por exemplo, se o trabalhador não beneficiou do número mínimo de créditos de formação a que tem direito, o empregador poderá ter fazer uma retribuição correspondente.

Caso tenha havido uma cessação de contrato de trabalho, conforme a lei, o trabalhador poderá ter direito a compensações referentes a dias de férias, subsídio de férias e subsídio de natal.

Se é o seu caso aconselhamos a utilizar os simuladores da ACT (Autoridade Para as Condições de Trabalho)

Para poder usufruir deste apoio do fundo de desemprego, terá ainda que cumprir alguns requisitos mínimos.

Se o seu caso não cumprir um deles, significa que não terá acesso a este apoio.

Assim sendo, para receber o subsídio de desemprego precisa de:

  • Ser residente em Portugal;
  • Estar numa situação de desemprego involuntária (ex. termo de contrato);
  • Estar capacitado e disponível para trabalhar;
  • Inscrito no centro de emprego;
  • Ter trabalhado 360 dias por contra de outrem com registo de remuneração nos 24 meses antes do desemprego (excluindo trabalhares independentes).

Para poder usufruir do fundo de desemprego tem de se registar e estar inscrito no Centro de Emprego (IEFP)

Pode fazer o pedido de subsídio de desemprego somente após se inscrever no centro de emprego. Tem um prazo de 90 dias contínuos após a data do despedimento para fazer o seu pedido.

Após a sua inscrição no centro de emprego, terá que levar os seguintes dados para fazer o pedido deste apoio:

  • Declaração de situação de desemprego;
  • Prova de ação judicial se o contrato de trabalho for terminado por justa causa;
  • Declaração em mora e prova da comunicação à entidade patronal se o trabalhador suspender o contrato devido aos salários em atraso (se for este o caso).

Terá ainda que preencher um requerimento de prestação de desemprego no centro de emprego.

Estar numa situação de desemprego pode ser complicado para muitas famílias. Por isso, para diminuir o impacto no orçamento mensal é importante estar informado sobre todos os subsídios e direitos que pode requerer para conseguir algum no final do mês.

Além disso, é importante encontrar outras formas de poupar dinheiro mensalmente para não comprometer o nossa saúde financeira a longo prazo.

Procure renegociar os seguros que tem contratados, diminuir consumo de eletricidade ou renegociar os créditos atuais, por exemplo.