Quais as Melhores Apps e Sites de Encontros em Portugal?

Nos últimos anos as redes sociais e sites de encontros tornaram-se numa das principais formas de conhecer pessoas. Seja com o objetivo de encontrar novas amizades, aventuras ou relacionamentos, a verdade é que, independentemente da idade, existem diversas apps e sites de encontros disponíveis para todos.

Porém, com tanta escolha ao nosso dispor, encontrar os sites seguros dentro dos nossos gostos poderá ser uma tarefa complicada.

Deste modo, neste artigo, vamos enumerar alguns dos sites de encontros mais usados em Portugal, como os utilizar da melhor forma e quais os cuidados a ter para não ser vítima de burlas.

Quais as Melhores Sites de Encontros em Portugal?

Os sites de encontros online podem parecer algo recente, contudo este “fenómeno” tem quase 30 anos de história – o Match.com foi criado em 1995 (3 anos antes do nascer o Google).

Com o tempo, este género de sites foram ganhando tração e em 2023, com milhões de utilizadores em todo o mundo, além de fazerem parte do nosso dia a dia, acabam por ser fundamentais, não só para relacionamentos casuais, mas para quem procura relacionamentos sérios e duradouros.

Sabia Que: segundo o Finances Online, países como Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Reino Unido ou Estados Unidos, mais de 15% da população usa apps e sites de encontros.

Assim, abaixo passamos a ilustrar algumas dos melhores sites e apps de encontros que os portugueses poderão utilizar em 2023.

Sites

Destaques

Faixa Etária

Acessos

App mais utilizada em todo mundo

+ 18 Anos

Ideal par algo casual. Tem webcams ao vivo

+ 25 Anos

Tem conversação por videochamada

+ 18 Anos

Ideal para pessoas mais velhas

 + 40 Anos

ideal para a comunidade LGBTQ.

+ 18 Anos

Só a mulher pode iniciar uma conversação

+ 18 Anos

App mais antiga do mercado

+ 18 Anos

É importante realçar que, na tabela estão expostos tanto apps de encontros maioritariamente utilizados via mobile – como o Tinder ou o Bumble, como sites de encontros como o MatureDating que apenas pode ser utilizado via computador.

Algo que os une é o facto de todos eles terem uma versão gratuita. No entanto, para poderem utilizar todas as funcionalidades da plataforma, os utilizadores são obrigados a pagar uma mensalidade que pode ser de poucos euros até algumas dezenas.

Estas mensalidades, tal como noutro tipo de serviços como os melhores VPN’s do mercado, ou programas de faturação para empresas, podem ser pagos de forma mensal, 6 meses ou por um ano onde o valor por mês fica muito mais em conta.

Tinder – App de Encontros

O Tinder é uma das ou a mais famosa aplicação deste género na internet. O seu funcionamento é bastante simples e elegante e a sua versão gratuita é bastante completa.

Neste aplicativo poderá escolher as idades das pessoas que quer encontrar, assim como a distância máxima que elas estão de si. Posteriormente pode colocar “Gosto” (arrastar para a direita) nas pessoas que pretende conversar e” Não Gosto” (arrastar para a esquerda).

Se a pessoa do outro lado colocar “Gosto” no seu perfil, então haverá uma conexão “Match” e o chat de conversão será desbloqueado.

Sabia Que: desde a sua criação em 2012, o Tinder já foi instalado mais de 530 milhões de vezes.

O perfil da pessoa é bastante simples: uma fotografia, idade e nome são suficientes para poder usar a aplicação e procurar o seu próximo “Match”.

A versão paga permite usar os chamados “Super Likes” que permitem conversar com a pessoa sem esta ter dado um “Sim” ao seu perfil. Além disso, desbloqueia muitas outras funcionalidades que poderão ser interessantes para dar o passo extra nas suas conexões.

AdultFriendFinder – Site de Encontros

O AdultFriendFinder nasceu nos EUA e enquanto outros sites aqui mostrados podem servir para encontrar novas amizades e relacionamentos sérios, o objetivo do AdultFriendFinder é o oposto.

Este site de encontros é o local perfeito para quem procura um relacionamento de uma só noite, algo casual ou para casais que procuram swing e novas aventuras.

Os seus 80 milhões de utilizadores podem ter acessos a salas de chat com outros adultos, webcams de membros ao vivo e até podem estudar sobre sexo e ler histórias eróticas.

Uma das grandes vantagens do AdultFriendFinder é o facto de a inscrição e utilização serem gratuitas. Porém, como é expectável, algumas funcionalidades são exclusivas dos assinantes – terá de fazer uma subscrição mensal, de três meses ou mesmo de um ano.

  • Como pontos positivos temos a sua interface de fácil entendimento e o facto de ser o site ideal para quem procura algo casual e discreto. Ao contrário de muitos concorrentes com webcams ao vivo, este site de encontros tem uma versão gratuita que pode ser utilizada por qualquer um;
  • ❌ Como pontos negativos destacamos o facto de ter de pagar uma subscrição mensal se quiser ter acesso a várias funcionalidades premium (subscrição renova-se de forma automática).

Badoo – App de Encontros

O Badoo faz parte do grupo Bumble e o seu funcionamento é também semelhante ao Tinder, todavia algo que se destaca nesta aplicação é o facto de se poder usar filtros de pesquisa entre novas amizades, conversar ou namorar – algo bastante interessante para uma pessoa poder identificar logo as pessoas com as mesmas intenções.

Sabia Que: o Badoo tem mais de 460 milhões de utilizadores.

Outra característica que se destaca de alguns dos seus concorrentes diretos, é o facto de ser possível conversar por vídeo.

Tal como é prática neste mercado, esta app de encontros é gratuita, porém muitas das suas funcionalidades extra estão bloqueadas. Logo se quiser utilizar todo o poder desta app, terá de fazer uma subscrição.

Mature Dating – Site de Encontros

O MatureDating é um site de encontros que funciona exclusivamente através do computador e tem como público alvo pessoas com mais de 40 anos de idade. Assim, este website pode ser ideal para fazer novas amizades e encontrar novos relacionamentos para a vida.

Aquilo que destaca este site de encontros dos restantes, além da questão da idade, é o facto de, ao contrário do Tinder, poder mandar uma mensagem a outro perfil sem ter que esperar pela conexão “Match”.

Por outro lado, para continuar a enviar mensagens poderá precisar de fazer uma subscrição premium.

  • Como pontos positivos realçamos o facto de ser ideal para quem tem mais de 40 anos e o facto de ter um bom sistema de segurança que evita perfis falsos e burlas. Pode pesquisar por pessoas perto da sua área de residência e juntar pequenos vídeos ao seu perfil – se assim pretender;
  • ❌ Como pontos negativos destacamos o facto de não poder ser utilizada via telemóvel e o facto de ter de pagar uma subscrição mensal se quiser ter acesso a várias funcionalidades premium (subscrição renova-se de forma automática).

Grindr – App de Encontros

Se é homossexual, transexual, bissexual, queer ou se está apenas a explorar a sua sexualidade, o Grindr provavelmente será a melhor app de encontros gratuita para conhecer pessoas novas para fazer amizades ou criar relacionamentos sérios ou casuais.

Sabia Que: O Grindr é o aplicativo gratuito n.º 1 do mundo para a comunidade LGBTQ.

O seu funcionamento é semelhante a outras apps de encontros, por isso, é algo bastante fácil de ser utilizado.

O serviço gratuito poderá servir para alguns, contudo se quiser ver mais que 100 perfis ao redor da sua área e quem é que gostou de si antes de efetuar o “Match”, então terá de fazer uma subscrição mensal.

Bumble – App de Encontros

O Bumble é uma app de encontro mais pequena que o Tinder, porém o seu funcionamento é bastante semelhantes às anteriores. Mas qual a grande diferença para as restantes? Após haver uma conexão, é a mulher que tem de iniciar a conversa – para o fazer tem 24 horas, senão a conexão irá desaparecer.

Sabia Que: nas ligações entre pessoas entre do mesmo sexo, qualquer uma poderá iniciar conversa.

Além disso, poderá escolher se pretende fazer conexões somente para amizade, relacionamentos e até conexões profissionais.

Algo que achamos interessante nesta aplicação é o facto de haver a possibilidade de ter um perfil mais interativo – diversos jogos de perguntas e respostas que poderão ajudar a criar ligação com as pessoas do outro lado do ecrã.

Algo menos positivo é, mais uma vez, é o facto de algumas das funcionalidades, como o número de gostos que pode dar por dia ser reduzido nas versões gratuitas. Outro ponto é o facto do número de conexões que conseguirá obter ser menor – app tem menos utilizadores que outros concorrentes diretos (não deixam de ser milhões em todo o mundo).

Match.com – Site de Encontros

Este site de encontros, além de ser o mais antigo do mercado (criado em 1995 nos EUA) é ainda uma das apps mais utilizadas. Por exemplo, em 2020 teve mais de 50 milhões de visitas mensais, o que a colocou nesse ano no top 5 das dating apps mais utilizadas em todo o mundo.

O Match.com, faz parte da empresa mãe denominada Match Group que detém uma boa parte dos grandes sites de encontros no mundo.

Além disso, este site de encontros, ao contrário de alguns dos seus concorrentes, tem uma distribuição de idades bastante semelhante, por isso tanto pode encontrar utilizadores com 20 anos como com 60 anos de idade.

  • Como pontos positivos temos o facto de ser um site de encontros bastante robusto, ser muito utilizado internacionalmente e de não complicar o envio e conexão entre membros;
  • ❌ Como pontos negativos destacamos o facto de Portugal ter menos utilizadores que alguns dos seus concorrentes, o que poderá dificultar um bom “match”. Além disso, tem de pagar uma subscrição mensal se quiser ter acesso a várias funcionalidades premium (subscrição renova-se de forma automática).

Estas são apenas algumas das apps e sites de encontro mais conhecidas e utilizadas pelos portugueses. Todavia, existem muitas outras que poderá experimentar.

Deste modo, deixamos aqui uma lista de mais algumas, menos utilizadas pelos portugueses, mas com bastante qualidade e segurança que poderá também experimentar:

Como Funcionam os Sites de Encontros Online?

Os sites de encontros são plataformas online onde os utilizadores podem criar perfis, mais ou menos descritivos, com o objetivo de criar novas amizades, relacionamentos casuais ou algo mais sério.

O modelo de negócio varia conforme a plataforma. As mais conhecidas têm uma versão gratuita para que todos os seus utilizadores possam procurar e conversar entre si. Porém, para terem acesso a todas as funcionalidades que a plataforma permite, é necessário fazer uma subscrição.

A forma de utilização de das apps e sites de encontros na sua generalidade são bastante semelhantes:

  • Criar um perfil e colocar a informação solicitada;
  • Colocar “Gosto” em perfis com interesse;
  • Se o perfil que teve interesse corresponder com um “Gosto” então desbloqueia a opção de conversação.

Porém, existem exceções e alguns permitem conversar sem haver correspondência de perfis, outros permitem iniciar uma conversão via webcam com diversas pessoas em simultâneo.

Sites de Relacionamentos Funcionam?

Muitas pessoas que ponderam utilizar estas aplicações de encontros poderão pensar que não resultam de todo ou que estas apenas servem para encontrar alguém para algo casual.

Todavia, a realidade é que é possível encontrar pessoas tanto para algo casual, como para fazer amizades ou procurar alguém para um relacionamento sério.

Existem diversos estudos nesta área que comprovam que cada vez mais pessoas encontram a sua “cara-metade” através das redes sociais e sites de encontros.

Sabia Que: Num estudo nos EUA, 12% dos inquiridos afirmou que têm ou já tiveram uma relação duradoura com pessoas que encontraram pela primeira vez uma app de encontros.

Porém, para aumentar as probabilidades de conseguir cumprir com os seus objetivos terá de encontrar as apps de encontro que mais correspondem ao que pretende.

Como Escolher o Melhor Site de Encontros Português?

O melhor site de encontros online irá depender dos gostos e objetivos que cada pessoa tem.

Se está a dar os primeiros passos nestes sites e apps de encontros poderá utilizar um Tinder ou Bumble que são apps mais generalistas e que o poderá ajudar compreender melhor o funcionamento deste género de aplicações.

Se pretende algo com pouco ou nenhum compromisso, o AdultFriendFinder poderá ser uma das melhores opções do mercado para si.

Se é homossexual, bissexual ou transexual poderá utilizar as aplicações como o Tinder, Badoo ou Bumble. Porém, se utilizar o Grindr as probabilidades de encontrar alguém que corresponda ao que procura serão maiores.

A idade é também um fator importante na escolha de um site de encontros. Por exemplo, enquanto a média de idades numa app como o Tinder ou o Bumble é de 18 a 25 anos, em sites como o MatureDating ou o Plenty of Fish, a idade média é já bastante superior.

Compensa Pagar Por Uma App de Encontro?

A realidade é que a maioria dos sites de encontros mais usados têm uma versão gratuita que permite aos utilizadores falarem entre si. Porém, muitas das funcionalidades estão reservadas a assinantes premium.

As subscrições mensais permitem ao utilizador aumentar as suas hipóteses de fazer “Match” com uma pessoa do seu interesse.

As formas de pagamento pelas versões premium variam de empresa para empresa. Algumas são pelo número de mensagens trocadas com outra pessoa, enquanto outras permitem escolher o pagamento por uma dada funcionalidade.

No entanto, o funcionamento mais normal é através de uma subscrição mensal que desbloqueia todo o potencial da dating app.

Sabia Que: em alguns sites de encontros, como o Bumble, é possível adquirir a versão premium de forma vitalícia – neste caso, em Portugal, custa 129 €.

Assim, aconselhamos as pessoas a experimentarem as versões gratuitas numa primeira fase e somente depois, se assim entenderem, fazerem a subscrição.

Lembre-se que em muitas destas apps e sites de encontros a subscrição renova automaticamente, por isso tenha em atenção em cancelar quando não pretender continuar a utilizar os serviços.

Como Evitar Burlas em Sites de Encontros?

Burlas são algo que acontecem em qualquer ramo. Seja em empréstimos entre particulares ou em sites de encontros, existem sempre precauções que devemos tomar.

Infelizmente existem diversos casos de tentativas de burlas em sites de encontros online. Estas, por norma, acontecem através de perfis sem fotografias ou com fotografias falsas que enganam o utilizador comum.

Existem diversos géneros de burla, porém a mais recorrente acontece quando um destes perfis falsos desenvolve conversa com a pessoa durante algum tempo – tentativa de criar uma ligação emocional. Este perfil, tendo a sua atenção, inventa histórias à volta de problemas financeiros e pergunta se poderá ajudar.

Outro género de burlas, que acontece em sites de encontros menos reputados, são as ameaças.

Poderá ser abordado por pessoas com pretensões menos corretas que lhe poderão pedir fotografias íntimas para as usar contra si – ameaçando a sua publicação nas redes sociais. Em troca? Terá de pagar uma determinada quantia de dinheiro.

Assim, para evitar entrar nestes esquemas fraudulentos, aconselhamos a que:

  • Evite falar com perfis sem fotografias;
  • Desconfie quando a pessoa começar a falar de problemas financeiros;
  • Não partilhe dados pessoais como moradas ou cartões de crédito;
  • Não partilhe fotografias íntimas na internet;
  • Evite usar sites de encontros pouco conhecidos e com pouca segurança;
  • Se possível, tente evoluir a conversa para outras redes sociais onde possa fazer a verificação da pessoa.

Conclusão – Sites de Encontros

O ceticismo pode ser bastante para algumas pessoas que ponderam instalar estas aplicações pela primeira vez. Mas a verdade é que, além de haver centenas de milhões de pessoas a utilizá-las, é cada vez mais comum vermos casais de namorados e pessoas a casar que se tenham conhecido através destas aplicações de encontros.

No mercado a nível (inter)nacional existem milhares de escolhas que poderão satisfazer as diferentes opções das pessoas.

Estes sites de encontros e aplicações móveis podem ajudar tanto pessoas com 18 ou 70 anos como heterossexuais ou homossexuais a encontrar novas amizades, novos relacionamentos casuais ou sérios.

Em alguns destes sites é também possível ligar diferentes casais que queiram experimentar novos relacionamentos e aventuras. Por isso, ninguém fica de fora!

A forma de funcionamento destes aplicativos é bastante semelhante entre si e a interface costuma ser bastante intuitiva.

Porém, este género de sites de encontros podem ser uma porta aberta para tentativas de burlas, por isso aconselhamos a que utilize apenas sites e apps seguros, evite falar com perfis sem fotografia e não envie fotografias íntimas a alguém que não tenha a certeza que realmente exista e tenha de facto boas intenções para consigo.

Perguntas Frequentes

Quais os melhores sites de encontros?

Os melhores sites de encontro variam conforme as preferências dos utilizadores. Existem sites para pessoas com mais de 50 anos, para relacionamentos casuais ou sérios, para encontrar novas amizades, somente para homossexuais, bissexuais e transexuais, com chats ao vivo…

Como funcionam as apps de encontros?

A forma de utilização das apps de encontro são bastante semelhantes entre si. Para utilizar uma basta criar um perfil e colocar a informação solicitada. Depois disso deve colocar “Gosto” em perfis com interesse – se o perfil que teve interesse corresponder com um “Gosto” no seu perfil então desbloqueia a opção de chat e poderá iniciar a conversação.

Os sites de encontros são seguros?

Os sites de encontro são normalmente seguros, porém, deverá ter algumas precauções para não ser vítima de alguma burla.
– Evite usar sites pouco conhecidos;
– Não partilhe fotos íntimas com desconhecidos;
– Tente evoluir a conversa para outras redes sociais para confirmar a veracidade do perfil;
– desconfie quando a pessoa fala de problemas financeiros.

É preciso pagar para usar uma dating app?

Na generalidade, as apps e sites de encontro tem uma versão gratuita que pode funcionar para muitos membros. Porém, para utilizar em pleno todas as funcionalidades da aplicação terá de pagar uma subscrição.