Cartão Refeição Santander: Onde o Posso Usar? Só Alimentação?

Cartão Refeição Santander: Onde o Posso Usar? Só Alimentação?

Atualmente é muito comum o subsídio de alimentação ser pago num cartão de refeição Santander, mas afinal onde é que o posso usar? Só mesmo na alimentação?

Como este tipo de dúvida é extremamente comum, criamos este artigo para lhe explicar tudo sobre como funciona este tipo de cartão e onde realmente o poderá utilizar.

Existem ainda várias instituições financeiras com este tipo de cartão. Contudo, eles têm todos a mesma função, por isso cartão refeição é de outro banco, este artigo é na mesma válido para si.

Onde posso usar o Cartão Refeição Santander?

Onde posso usar o Cartão Refeição Santander

Este cartão de refeição é apenas uma alternativa ao pagamento em dinheiro do subsídio de alimentação. Independentemente da instituição financeira a que pertence.

Contudo, algumas pessoas não sabem que estes cartões não funcionam como um cartão bancário normal. Não o poderá utilizar, por exemplo, numa loja de roupa ou de eletrodomésticos.

Este tipo de cartão apenas pode ser utilizado em qualquer estabelecimento comercial do setor alimentar, como:

  • Restaurantes;
  • Supermercados;
  • Lojas tradicionais de restauração e alimentação;
  • Lojas online da área de restauração e alimentação.

Desde que essas lojas tenham um acordo com a entidade emissora, poderá utilizar em qualquer um dos negócios falados anteriormente.

Contudo, imagine que precisa de comprar algum eletrodoméstico mas quer pagar com este cartão refeição. Poderá fazê-lo num supermercado que venda esses equipamentos, como o Auchan ou o Pingo Doce.

Como funciona o Cartão Refeição Santander?

Como funciona o Cartão Refeição Santander

Este cartão funciona exatamente como um cartão multibanco comum e poderá fazer utilizá-lo para pagar as suas compras num terminal de pagamento automático.

Contudo, o único aspeto que o diferencia de um cartão comum, é que não é permitido o levantamento do dinheiro disponível. Visto que, legalmente, os valores recebidos nestes cartões não podem ser convertido em dinheiro.

Assim, o valor do subsídio de alimentação mensal é transferido para o seu cartão refeição pelo empregador.

Após isso, o trabalhador poderá realizar então os pagamentos eletrónicos em qualquer um dos negócios falados no ponto anterior, desde que estes tenham um acordo com o Santander, neste caso.

Como consultar saldo do Cartão Refeição?

Algumas pessoas pensam que não é possível consultar o saldo deste tipo de cartões. Mas como falamos anteriormente, ele é extremamente idêntico a um cartão bancário normal.

Poderá consultar o saldo e todos os movimentos efetuados numa rende Multibanco ou na página online do Santander.

Mesmo que o valor total do cartão não seja utilizado, não precisa de se preocupar, pois o dinheiro fica disponível para utilizar nos próximos meses.

Vantagens do Cartão Refeição

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, existem inúmeras vantagens e benefícios de ter um cartão refeição. Mas não só para as empresas, também é para os trabalhadores.

  • Limite de isenção de um imposto maior;
  • O cartão não está a uma conta bancária específica;
  • Maior segurança na utilização (cartão com código PIN);
  • Consultar online o saldo e movimentos;
  • Acumulação do valor não gasto;
  • Flexibilidade para utilizar o saldo do cartão em qualquer estabelecimento comercial do setor alimentar.

Mas a principal desvantagem, que faz com que as pessoas não gostem de receber o seu subsídio de alimentação desta forma, é a impossibilidade de utilizar o cartão em determinados estabelecimentos.

Qual o valor do subsídio de alimentação pago em Cartão Refeição?

Subsídio de alimentação em cartão

Pode consultar aqui os valores do subsídio de alimentação de 2021

Atualmente, o valor mínimo do subsídio de alimentação é de 4,77€ para os trabalhares do setor público.

Assim sendo, até esse valor, pago em dinheiro, não existe nenhum desconto para a segurança social ou IRS. Contudo, se esse valor for ultrapassado, já não existe nenhuma isenção e terá que pagar um imposto.

Daí ter sido criado o cartão refeição, que é a única exceção. Neste caso, o valor do subsídio de alimentação pode ascender aos 7,23€ isento de impostos. Daí as empresas optarem por este método de pagamento, em vez do pagamento em dinheiro. Pois é benéfico para ambos.

Existem outros Cartões Refeição disponíveis?

Apesar do cartão refeição Santander ser o mais utilizado, existem muitas opções oferecidas pelas instituições financeiras. Contudo, a empresa é que escolhe que cartão bancário pré-pago prefere utilizar para fazer o pagamento do subsídio de alimentação.

Instituições Bancários com Cartão Refeição
Santander Totta
Euroticket – Edenred
Sodexo Refeição Pass
Ticket Restaurant
Cartão Montepio Menu
Cartão Caixa Break (CGD)
O Cartão Refeição Banco Popular
CA Buffet
Cartão Free Refeição (Millennium BCP)
Cartão Payrest (BANIF)
Instituições Bancários com Cartão Refeição

Esperemos que este artigo sobre o cartão refeição Santader e onde o pode utilizar, o tenha deixado esclarecido. Como viu, desde que o estabelecimento comercial do setor alimentar tenha um acordo com a instituição financeira, poderá utilizar este cartão para fazer os seus pagamentos.

Para além disso, pode ainda fazer uso do cartão em eletrodomésticos, desde que sejam comprados dentro de superfícies alimentares, tal como o Auchan, sendo que também vai funcionar.

Porém, recomendamos sempre que peça ajuda a um dos colaboradores e que pergunte se funciona ou não, pois nem todos os estabelecimentos são iguais.

Qualquer dúvida que tenha sobre este cartão, pode sempre visitar o site do Santander ou então deixar um pequeno comentário neste artigo.

Leia também: