Obter o mapa de responsabilidades de crédito é algo bastante simples e rápido de se fazer. Normalmente, não leva mais de 2 minutos a conseguirmos o ficheiro descarregado no nosso computador ou telemóvel.
A seguir iremos indicar passo a passo o que deve fazer, independentemente de ser particular, um empresário em nome individual ou uma empresa.
Além disso, iremos explicar em que consiste o Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, qual a sua importância, que informação está descrita no documento e quando sai o novo Mapa de Responsabilidades.
Como Obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito?
O mapa de responsabilidades de crédito é um registo sobre a condição de bom pagador que cada cidadão português pode obter de forma gratuita no website do Banco de Portugal. É também conhecido como mapa da CRC (Central de Responsabilidades de Crédito).
Veja como pode consultar e baixar o seu mapa de responsabilidades de crédito:
- Entre no website do Banco de Portugal na secção da Central De Responsabilidades de Crédito;
- Leia as condições de acesso e, se concordar, aceite as condições;
- Selecione o mês e o ano da consulta;
- Clique em “autenticar e obter mapa”;
- Uma nova página será aberta para a autenticação;
- Ao selecionar o modo de autenticação será reencaminhado para o Portal das Finanças para colocar os seus dados de acesso.
Na sequência da autenticação, o sistema gera um documento PDF que será descarregado automaticamente para o seu computador ou telemóvel.
Quando emite o mapa de responsabilidades de crédito, obtém dois mapas:
- Mapa de responsabilidades de crédito individual;
- Mapa de responsabilidades de crédito agregado.
Outras opções de consulta ao Mapa de Responsabilidade de Crédito é presencialmente através de pedido efetuado nos Postos de atendimento ao público do Banco de Portugal, ou enviados pelo correio, ao titular dos dados ou por quem tenha poderes para o representar.
No caso de empresas, o pedido de informação deve ser apresentado por quem detenha os poderes para representar a pessoa coletiva.
O Que é o Mapa de Responsabilidades de Crédito?
O Mapa de Responsabilidades de Crédito é um documento emitido pelo Banco de Portugal, que contém as informações detalhadas de todos os créditos que existam no seu nome, superior ou igual a 50 euros.
A informação é fornecida por crédito de forma individual e consta do registo de todos os contratos de crédito de que o titular é devedor ou avalista/fiador.
Através do mapa de responsabilidades de crédito é possível a um agente financeiro avaliar as condições de uma pessoa em adquirir crédito, como, por exemplo, para aquisição de habitação, crédito pessoal online, consolidação de créditos ou empréstimo automóvel.
As informações disponibilizadas são de responsabilidade das instituições que atualizam mensalmente os dados de cada titular.
Sempre que ocorram erros ou omissões, cabe a estas entidades a sua retificação, por sua iniciativa ou por solicitação dos titulares dos dados.
Informações do Mapa Central de Responsabilidades de Crédito
Este Mapa, sendo normalmente solicitado pelas entidades de crédito em Portugal para poderem avaliar a concessão de crédito aos particulares, faz com que o consumidor depois de obter o documento somente tenha do enviar à entidade.
Por isso, muitas vezes o consumidor acaba por não prestar muita atenção aos dados facultados no Mapa e que podem ser importantes para compreender o seu estado creditício atual:
- Identifica o titular do Mapa;
- Fornece a data a que se refere a informação ilustrada abaixo;
- Indica o tipo de responsabilidade do titular do mapa, se é devedor ou avalista/fiador do contrato de crédito em causa;
- Qual o produto financeiro que corresponde ao crédito cedido;
Os tipos de produtos financeiros são, por exemplo, cartões de crédito, ultrapassagens de crédito, crédito pessoal, automóvel, renovável, e locações financeiras.
- Se existe algum tipo de negociação do crédito;
- Se está em litígio judicial. Por exemplo, quando a instituição que concedeu o crédito em causa recorre aos tribunais para recuperar o valor em dívida ou quando o devedor contesta judicialmente o crédito;
- A data de início e fim do contrato, até que o crédito esteja totalmente amortizado;
- Número de devedores existentes no contrato;
- Montante total da dívida em créditos;
- Montante e entrada em incumprimento, quando ocorrer o atraso no contrato em causa;
- Montante potencial, referente a quanto o titular dispõe de crédito aprovado, mesmo sem utilizar;
É o caso, por exemplo, do valor aprovado, mas não utilizado, dos cartões de crédito ou dos valores em dívida dos quais o titular do mapa é fiador.
- Prestação e Periodicidade: a prestação é o encargo que o titular suporta, periodicamente, com o crédito. A periodicidade indica de quanto em quanto tempo é paga a prestação (em muitos produtos financeiros, as prestações são pagas mensalmente);
- Garantias: quando ocorrer a necessidade, apresenta o tipo, o valor total e o número de garantias associadas ao contrato de crédito em causa.
O Que é o Mapa de Responsabilidades de Crédito Agregado?
O mapa de responsabilidades de crédito agregado é um mapa resumo que apresenta as responsabilidades na qual o titular é devedor e, depois, lista aquelas em que é avalista ou fiador.
Este mapa é disponibilizado no mesmo documento do Mapa de Responsabilidades de Crédito.
Caso existam créditos de que o titular é devedor, o mapa agregado apresenta:
- As responsabilidades conjuntas, os créditos contratados pelo titular do mapa junto com outras pessoas ou empresas;
- As responsabilidades individuais, os contratos de crédito nos quais o titular do mapa é o único devedor.
É apresentado no mapa agregado outras informações, como:
- Número de produtos de crédito e o tipo;
- Número de instituições aos quais detém responsabilidades de créditos e em quantas estão em incumprimento;
- Número de produtos para os quais foi constituída garantia.
Segundo o Banco de Portugal, o mapa agregado não indica o nome das instituições junto das quais foram realizadas as responsabilidades de crédito, nem os detalhas dos contratos.
Quando Sai Novo Mapa de Responsabilidades?
Mês de Centralização | Data Prevista Para a Atualização Do Mapa de Responsabilidades |
---|---|
Janeiro | 18 de fevereiro de 2023 |
Fevereiro | 18 de março de 2023 |
Março | 22 de abril de 2023 |
Abril | 20 de maio de 2023 |
Maio | 17 de junho de 2023 |
Junho | 22 de julho de 2023 |
Julho | 19 de agosto de 2023 |
Agosto | 23 de setembro de 2023 |
Setembro | 21 de outubro de 2023 |
Outubro | 18 de novembro de 2023 |
Novembro | 23 de dezembro de 2023 |
O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal é atualizado todos os meses pelas instituições financeiras e é sempre referente ao mês anterior.
Assim, por exemplo, se fizer o pagamento de uma determinada dívida este mês, a instituição financeira irá comunicar o valor ao Banco de Portugal e somente no mês seguinte, aquando da saída do novo Mapa, é que a dívida irá deixar de constar no documento.
Logo se fizer algum pagamento hoje não espere que amanhã o seu Mapa seja atualizado.
Pontos a Reter
O Mapa de responsabilidades é um documento fulcral para as entidades financeiras poderem avaliar o estado dos créditos efetivos e potenciais dos consumidores portugueses.
Estes dados permitem que as entidades saibam, por exemplo, qual o nível de risco associado à solicitação de crédito e se a pessoa está em incumprimento com alguma entidade financeira.
Algo fundamental para que um pedido de crédito possa ser aceite – todos os créditos solicitados por um consumidor que esteja em incumprimento ou que tenham uma taxa de esforço demasiado elevada, será recusado.
Está em incumprimento com alguma instituição bancária e necessita de financiamento? Leia o nosso artigo sobre Crédito Imediato com Problemas Bancários.
Perguntas e Respostas
Qual a importância do mapa de responsabilidades de crédito?
O Mapa de responsabilidades permite que as instituições de crédito possam avaliar o nível de risco associado a um pedido de crédito de um dado cliente. Além disso, permite saber se este está com os seus créditos em dia ou se se encontra em incumprimento com alguma instituição.
O particular deve também consultar de forma regular este documento para saber se existe algum erro ou dívida que se esteja acumular no seu nome e não tenha conhecimento.
Como obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito
Entre no website do Banco de Portugal e clique no menu lateral à direita do «Acesso Rápido», e aceda ao link do «Portal do Cliente Bancário». No Menu de topo da página escolha a categoria «Serviços» e depois em «Central de Responsabilidade de Crédito».
A seguir leia as condições de acesso e aceite as condições. Selecione o mês e o ano da consulta e clique em “autenticar e obter mapa”. Após isso, terá de fazer a autenticação e automaticamente terá acesso ao Mapa de Responsabilidades de Crédito.
Quando sai o novo Mapa de Responsabilidades?
Todos os meses as instituições financeiras são obrigadas a comunicar à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal o ponto de situação relativo ao cumprimento das dívidas dos seus clientes. Por isso, todos os meses é emitido um novo Mapa de Responsabilidades.
Ocorreu um erro ao emitir o Mapa de Responsabilidades. E agora?
Por vezes existem dificuldades na obtenção do Mapa de Responsabilidades ou por falha na autenticação, ou pelo ficheiro não ser emitido.
Se a falha se encontra na autenticação verifique que está a colocar os dados corretos. Caso o erro continue, então deverá entrar em contacto com o Portal das Finanças.
Se não encontra o documento deverá primeiro confirmar se o mesmo está no seu computador na pasta dos Downloads. Caso o documento não esteja de facto a ser emitido, então aconselhamos a aguardar umas horas ou a tentar um dispositivo diferente.
Tem dúvidas? Comente!