Recebi uma carta do Ministério da Administração Interna: É Multa?

Recebi uma carta do ministério da administração interna

Recentemente recebemos um e-mail de um dos nossos leitores a dizer o seguinte “(…) Estou preocupada, pois recebi uma carta do ministério da administração internar e não sei o que é e apenas a posso levantar daqui a 2 dias (…)”.

Pelo que pudemos concluir, são várias as pessoas que ficam com o aviso no correio deste tipo de cartas e simplesmente querem saber com antecedência do que se trata.

Infelizmente, na maioria das vezes, é um mau sinal. Essa carta costuma ser portadora de más notícias, pois está relacionada a multas de trânsito. Porém, existem algumas excepções que deve ter em conta, sendo que deve continuar a ler este artigo mesmo abaixo.

Recebi uma carta do Ministério da Administração Interna, o que será?

Multa de radar de velocidade

Existem algumas opções de resposta para esta pergunta, porém está sempre relacionado com a lei/pagamentos/tribunais. É sempre algo sério que não deve ser ignorado, portanto recomendamos que vá buscar rapidamente essa mesma carta.

1. Pode ser uma multa de trânsito

Infelizmente, na maioria das vezes, estamos perante um aviso de que vamos ter uma multa de trânsito que temos de pagar. O mais certo é ter passado num radar a uma velocidade superior ao permitido, fazendo com que seja enviada uma carta do Ministério da Administração Interna com aviso de recepção.

Podemos estar a falar de radares fixos ou móveis. Nos dias de hoje qualquer pessoa tem esse azar e nem sequer se apercebe, apenas quando a multa chega a casa.

2. Carta do tribunal: queixoso ou testemunha

As cartas do tribunal também podem ser uma opção. Aqui é fácil de saber, colocou alguém em tribunal nos últimos tempos e está à espera de uma resposta? Ou então foi colocado(a) em tribunal por alguém ou por alguma empresa?

Este tipo de cartas também vem do Ministério da Administração Internet, então tem de considerar sempre essa opção.

3. Não é o cartão de cidadão!

Algumas pessoas pensam que o cartão de cidadão é enviado por esse remetente, mas isso não é verdade. Fique a saber desde já que não se trata do cartão de cidadão, então pode esquecer essa possibilidade, pois normalmente até o temos de levantar na Loja de Cidadão, não é enviado pelo correio.

A mesma coisa acontece com outros documentos de identificação enviados pelo Estado. Portanto, exclua esta possibilidade da sua lista.

O que devo fazer nestas situações?

Recomendamos vivamente que não ignore essa carta e que a vá levantar o mais rapidamente possível. Falo isso, pois costumam ser coisas importantes e com prazos a cumprir.

Se for uma multa de trânsito, por exemplo, deve ser levantada para agir em conformidade o mais rapidamente possível. Desse modo terá tempo para avaliar o que pretende fazer, ou seja, se quer pagar ou se quer contestar.

A carta tem de ser levantada, portanto mais vale arrumar com o problema de uma vez por todas e levantar ela o mais rapidamente possível.

Para terminar, ficamos a aguardar nos comentários abaixo o assunto da sua carta. Partilhe a sua experiência e ajude outros leitores com o mesmo problema!

Leia também: