Qual o Significado de Imparidades e as Suas Perdas? Respondido!

Qual o Significado de Imparidades e as Suas Perdas

Apesar de serem extremamente importantes, nem todas as pessoas sabem qual o significado de imparidades e das perdas por imparidades.

No entanto, estas devem estar todas registadas na contabilidade de uma empresa e podem ser ainda dedutíveis fiscalmente, o que pode ser uma grande vantagem.

Explicamos ainda alguns dos casos que podem levar a essas perdas e qual a importância das mesmas para a organização e gestão financeira de uma empresa. Então, não perca mais tempo e confira tudo logo de seguida!

O que são imparidades?

Significado de imparidades

De modo a ser mais fácil de perceber, as imparidades acontecem quando o valor real de um ativo da empresa corresponde a um menor do que o valor que está registado na contabilidade.

Assim sendo, como resposta a essa diminuição do valor efetivo do ativo, devem se registar as perdas por impunidade na contabilidade.

O que são perdas por imparidade?

Como dito anteriormente, quando um ativo desvaloriza parcialmente ou totalmente, o seu registo na contabilidade mantém o valor que tinha antes dessa perda. Ou seja, o seu registo na contabilidade não reflete o verdadeiro valor da empresa.

Nesse caso, uma empresa necessita de corrigir o valor do ativo para o valor atual, reduzindo-o na contabilidade.

Assim sendo, as perdas por impunidade consistem nesse ato da redução do valor contabilístico de um ativo. Desse modo, evidencia a uma perda, potencial ou efectiva, ou parcial ou da totalidade do seu valor real.

O que pode causar as perdas por imparidade?

O que pode causar as perdas por imparidade?

Por norma, são os ativos de uma empresa que representam vantagens económicas. No entanto, existem determinadas situações que pode afetar essa capacidade.

Todo o tipo de ativos pode ser afetado pelas perdas de imparidade, independentemente de ser fixos tangíveis e atingíveis.

Assim sendo, alguns dos casos que podem causar as perdas por imparidade numa empresa são:

  • Clientes que deixam de adquirir produtos, mas têm faturas pendentes;
  • Insolvência de clientes;
  • Vendas inferior ao preço de custo (ex. promoções);
  • Inventário perde a sua validade (ex. produtos perecíveis ou produtos sazonais não vendidos em tempo útil);
  • Máquinas que não produzem os valores estipulados inicialmente;
  • Equipamento ultrapassado.

Exemplo:

Vamos supor que um cliente de uma empresa entra em solvência. No entanto, existem faturas antigas desse cliente por pagar.

Nesse caso, ocorre uma perda por imparidade que deve ser declarada pela empresa na contabilidade.

As perdas por imparidade são importantes?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as perdas por imparidade consideram-se como extremamente importantes. Isto deve-se a uma questão de gestão e organização financeira de uma empresa.

Assim sendo, as mesmas devem se ter em conta na contabilidade de uma empresa e devem executar-se os respetivos ajustes periódicos.

Isto porque, de um certo modo, a contabilidade de uma empresa é o reflexo efetivo do valor real da empresa.

Deste modo, o acesso de informação fidedigna por parte dos agentes económicos é permitido, sejam eles investidores, clientes ou fornecedores.

As perdas por imparidade são dedutíveis?

Segundo o Código do IRC, as perdas por imparidade são dedutíveis para efeitos fiscais.

Contudo, devem estar relacionadas com créditos resultantes da atividade normal que possam ser consideradas cobranças duvidosas e estejam evidenciadas como tal na contabilidade.

Desde que a mesma se faça no fim do período de tributação e estejam contabilizadas no mesmo período de tributação ou em períodos anteriores.

No entanto, ao contrário do que se pensa, nem todas as perdas podem ser dedutíveis fiscalmente, independentemente se encontrarem contempladas na contabilidade da empresa ou não.

Todavia, todas as imparidades devem se registar, independentemente de serem dedutíveis em sede de IRC ou não.

Em suma, as imparidades acontecem quando o valor real de um ativo de uma empresa é menor do que o se encontra registado na contabilidade. Assim sendo, as perdas por imparidade consistem nesse ato de redução do valor contabilístico de um ativo. Essas perdas devem registar-se todas independentemente de ser dedutíveis ou não. Deste modo, assegura uma gestão e organização financeira da sua empresa.

E então, conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas em relação a este assunto? Sabemos que pode ser complicado, mas temos todas as explicações que precisa!

Leia também: