Se teve um acidente de trabalho e foi atribuído(a) com incapacidade, seja ela total ou parcial, pode ter direito a uma indemnização por parte do seguro, tanto mensal como total. Porém, quanto tempo será que demora o seguro a pagar esse valor?
Será que recebe tudo de uma vez ou vai receber mensalmente? Decidimos escrever este artigo para esclarecer essas dúvidas.
Então, se quer conhecer os prazos legais que as seguradoras tem para pagar e até mesmo os dias de pagamento, tudo o que precisa fazer é continuar a ler este artigo mesmo abaixo!
Quanto tempo demora o seguro a pagar?
Incapacidade | Prazo de Pagamento |
---|---|
Incapacidade inferior a 30% | Indemnização única sem prazo de pagamento estipulado. Pode demorar entre 1 a 4 meses. |
Incapacidade superior a 30% | Indemnização mensal paga até ao 3º dia do mês em questão. |
O pagamento de uma indemnização única (que não tem direitos a pagamentos mensais) pode ser bastante demorado, uma vez que são precisos vários passos e passar pelas mãos de várias pessoas até que o pagamento propriamente dito seja feito.
Então, podemos afirmar que não existe um prazo fixo para o pagamento de um seguro de acidente de trabalho, pelo menos para valores fixos. Porém, mesmo assim, podemos afirmar que demora entre 1 a 4 meses na maioria dos casos.
Tal como deve saber, nada é certo com as seguradoras, então conte sempre com atrasos, algo que é bastante normal e que terá de suportar (infelizmente).
Porém, se estivemos a falar de um valor pago mensalmente por invalidez, já existem prazos que pode e deve conhecer.
E se for o pagamento de uma pensão anual/mensal?
Tal como falamos acima, o pagamento de pensões possui prazos a cumprir, isto caso a sua incapacidade seja superior a 30%. Então, nesse caso recebe mensalmente uma pensão adiantada todos os meses até ao 3º dia de cada mês.
Sendo assim, a pensão é paga até dia 3 do mês. Essa pensão pode sofrer atrasos de 1 a 2 dias casos se coloque um fim de semana pelo meio, porém não podem/devem haver atrasos maiores que esses.
Fora isso, terá direito aos subsídios de férias e de Natal que são pagos nos meses de Junho e de Novembro. Normalmente, nesses meses tem direito ao dobro do subsídio que recebe nos meses “normais”.
Caso receba ainda um subsídio de assistência (em que precisa de assistência constante por parte de alguém), terá também direito a um pagamento mensal e com o benefício de subsídio de Natal e de férias.
Posso fazer alguma coisa para acelerar este processo?
Infelizmente, não existe nada a fazer em relação a estes prazos de pagamento, uma vez que eles estão dentro das leis em vigor. Então, a sua única alternativa é esperar pelo pagamento ou entrar em contacto com a seguradora que tem o seu processo.
Como alternativa, pode recorrer aos serviços de um advogado especializado para esclarecer as suas dúvidas ou para tentar acelerar o processo em questão, mas apenas se isso for possível.
Informamos ainda que estes prazos podem sofrer alterações a qualquer altura, portanto fique sempre atenta(o) aos novos prazos de pagamentos por parte das seguradoras de modo a garantir atempadamente os seus pagamentos e recebimentos por invalidez, seja ela superior ou inferior a 30%.
Qualquer alteração que exista durante este ano será atualizada neste artigo, então pode sempre voltar aqui para conferir os novos períodos e datas de pagamento.
E então, já sabe quanto tempo é que um seguro demora a pagar um indemnização ou um pagamento de pensões anual e mensal? Qualquer dúvida que tenha, não hesite em comentar abaixo.
Leia também:
Tem dúvidas? Comente!