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João Fins
Revisto por João Fins
João Fins

Licenciado em Economia e com experiência em finanças pessoais. Como redator no Portal do Crédito, tenho a missão de ajudar esclarecer as dúvidas mais comuns dos nossos leitores, no que aos diferentes tipos de crédito diz respeito.

Criar Loja Online em Portugal: Melhores Plataformas

Com cerca de 5 mil milhões de pessoas com acesso à internet, e com uma média global de quase 7h de uso diário, hoje em dia, estar presente no digital é mais do que algo positivo. É essencial para quase todos os negócios.

Porém, para a maioria das pessoas, criar um website e principalmente uma loja online, é algo extremamente difícil. Por isso, foram criadas plataformas que permitem qualquer pessoa criar o seu negócio online de uma forma mais simples, intuitiva e barata.

Com tantas soluções no mercado, neste artigo, vamos indicar algumas das melhores plataformas para criar loja online em Portugal em 2023, quais os custos a ter em conta e regras legais que terá de cumprir para ser bem-sucedido no digital.

PlataformaProdutos IlimitadosTaxasArmazenamento
JumpsellerSimNãoIlimitado
ShopkitDependeNãoNão
ShopifyNãoSimIlimitado
WixNãoNãoNão
SquarespaceSimSimIlimitado

O facto de hoje em dia metade da população portuguesa fazer compras online, e que destes, 46% o fazer de forma regular, são dados mais que suficientes para qualquer negócio se sentir obrigado a estar presente no online.

Assim, para montar uma loja online de uma forma simples e rápida, deverá escolher uma plataforma completa que lhe garanta qualidade e segurança.

Hoje, trouxemos-lhe a plataforma mais usada para criar lojas online de forma rápida e simples – o Shopify, assim como outras com preços acessíveis como as portuguesas Shopkit e Jumpseller.

Para utilizar estas plataformas, tal como noutros negócios, como, por exemplo, os melhores VPN’s, terá de pagar uma mensalidade. Este valor varia conforme o plano que selecionar, porém, se estivermos a falar de um negócio novo e pequeno, por menos de 30 € mensais ficará bastante satisfeito com o resultado final.

Sabia Que:

O valor a pagar por estas plataformas pode ser pago em forma de mensalidade ou anualidade. Porém, pagando anualmente, os valores ficam muito mais em conta.

Assim, vamos passar a analisar algumas das melhores plataformas que existem no mercado.

PlanoBasicPlusProPremium
Preços8 €/ mês16 €/mês32 €/mês65 €/mês
ProdutosIlimitadoIlimitadoIlimitadoIlimitado
Taxa Transação0%0%0%0%
ArmazenamentoIlimitadoIlimitadoIlimitadoIlimitado
Certificado SSLGrátisGrátisGrátisGrátis
DomínioGrátisGrátisGrátisGrátis
Teste Grátis14 Dias14 Dias14 Dias14 Dias
AcessoADERIRADERIRADERIRADERIR

O Jumpseller é uma plataforma portuguesa que permite aos iniciantes desta área criarem um website sem muitas dificuldades. Criado em 2010, de momento estão presentes em mais de 20 países e têm mais de 10 mil lojas online criadas na sua plataforma.

Os preços dos seus planos são acessíveis, principalmente se acrescentarmos o facto de o domínio e o SSL já estarem incluídos no pagamento na maioria dos planos. Além disso, a plataforma já está preparada para suportar vários idiomas dependendo do plano que definir.

Porém, se quiser um website em português e inglês e com o domínio já incluído terá de escolher pelo menos o plano Plus.

Além destes planos indicados na tabela, o Jumpseller tem o plano Advanced de 180 €/mês que permite vendas cruzadas e um plano Enterprise – personalizado com base no que o cliente necessita.

  • Vantagens: é uma plataforma que não cobra nenhuma taxa de comissão de venda e, além disso, o certificado SSL e o domínio já estão incluídos nos planos (com exceção ao primeiro plano). Poderá fazer várias integrações e os preços dos planos são acessíveis.
  • Desvantagens: a principal desvantagem é o facto de o cliente ter poucos templates/designs à sua escolha, o que pode limitar um pouco a personalização dos websites. Além disso, não é a plataforma ideal para quem queira escalar o seu negócio.

Ideal para pequenos negócios que procurem uma loja online simples e prática.

PlanoFreeBasicBizEnterprise
PreçosGrátis10 €/mês20 €/mês30 €/mês
Produtos1030300Ilimitado
Taxa Transação0%0%0%0%
Armazenamento5 MB256 MB512 MB10 GB
Certificado SSLNão20 € /ano20 € /ano20 € /ano
Teste Grátis30 Dias30 Dias30 Dias30 Dias
AcessoADERIRADERIRADERIRADERIR

O Shopkit é uma plataforma de criação de lojas online 100% portuguesa que tem crescido nos últimos anos. Apesar de ser mais pequena que os restantes concorrentes aqui ilustrados, é uma plataforma que vale a nossa menção.

Os preços são acessíveis, porém existem alguns custos como o registo e configuração do domínio que apenas estão cobertos nos planos mais caros. Algo a realçar nesta plataforma é o facto de ser possível integrar com várias ferramentas como o Vendus, invoiceExpress, CTT, Dpd, Moloni, E-Goi, entre muitas outras empresas conhecidas dos portugueses.

  • Vantagens: é uma plataforma que não cobra nenhuma taxa de comissão de venda. Apesar de ser uma plataforma pequena, tem diversas integrações possíveis com softwares de faturação, redes sociais, meios de pagamento, entre muitos outros;
  • Desvantagens: a principal desvantagem é o facto de ter poucos templates/designs à sua escolha. O alojamento, domínio e certificado SSL são pagos de forma separada, o que poderá aumentar os custos. Além disso, o armazenamento e número de produtos que podem ser colocados são limitados na maioria dos planos – algo que não acontecem nos seus concorrentes.

É uma plataforma com preços simpáticos e pode ser uma excelente opção para pequenos negócios que queiram criar uma loja online sem muitos custos envolvidos.

PlanoBusinessShopifyAdvanced
Preços24 €/mês69 €/mês289 €/mês
ProdutosIlimitadoIlimitadoIlimitado
Taxa Transação2%1%0,5%
ArmazenamentoIlimitadoIlimitadoIlimitado
Certificado SSLGrátisGrátisGrátis
Teste Grátis3 Dias3 Dias3 Dias
AcessoADERIRADERIRADERIR

O Shopify, a par com o WordPress, é a maior plataforma de criação de lojas online em todo o mundo e permite que uma pessoa possa criar e montar o seu negócio de uma forma simples e intuitiva.

É das plataformas mais completas do mercado em termos de templates/modelos de lojas online premium e gratuitos, funcionalidades, integrações e apoio ao cliente. Em contrapartida, os preços praticados são mais elevados que os seus concorrentes.

  • Vantagens: é uma plataforma muito simples de se usar e para nós a mais completa do mercado. Outra vantagem é o facto de existir uma grande comunidade à volta da plataforma que o poderá ajudar se tiver alguma dificuldade. Além disso, não terá de se preocupar com a hospedagem e domínio – o Shopify tem esse serviço incluído nos seus planos;
  • Desvantagens: a principal desvantagem é o facto do Shopify cobrar uma taxa por cada venda efetuada. Além disso, se quiser algumas funcionalidades extras, terá de pagar uma mensalidade extra por cada, tornando assim a utilização desta plataforma dispendiosa a longo prazo.

O Shopify é ideal para pequenos negócios, porém também pode ser utilizado por empresas que procurem um e-commerce simples e com capacidade para faturar milhões de euros sem qualquer problema.

PlanoBásicoIlimitadoVIP
Preços20 €/mês30 €/mês44 €/mês
ProdutosIlimitadoIlimitadoIlimitado
Taxa Transação0%0%0%
Armazenamento20 GB35 GB50 GB
Certificado SSLGrátisGrátisGrátis
Domínio1 Ano Grátis1 Ano Grátis1 Ano Grátis
Teste Grátis14 Dias14 Dias14 Dias
AcessoADERIRADERIRADERIR

O Wix é uma plataforma internacional de construção de websites bastante conhecida pelos portugueses. Durante muitos anos ajudou milhares de pessoas a conseguirem ter um site profissional sem precisarem de muitos conhecimentos técnicos.

Hoje em dia, já têm serviços de criação de lojas online que permitem fazer gestão de stock, integrações com diversas ferramentas de marketing, configurar meios de pagamento e permite ao cliente escolher entre centenas de modelos de websites para se inspirar na construção do seu.

  • Vantagens: é uma plataforma que não cobra nenhuma taxa de comissão de venda e o certificado SSL e domínio já estão incluídos nos planos. Tem centenas de templates/modelos de websites que pode utilizar e diversas ferramentas de marketing incluídas nos planos.
  • Desvantagens: apesar de ter centenas de modelos de websites à sua escolha, as opções de personalização podem ser limitadas. Alguns recursos importantes podem ser pagos e não é a melhor plataforma em termos de otimização para os motores de busca como o Google (SEO).

É uma excelente plataforma para pequenos negócios. Porém, se tem em vista escalar e expandir a sua loja online, poderá ser mais indicado utilizar outras plataformas mais robustas.

PlanoBusinessBásicoAvançado
Preços17 €/mês24 €/mês36 €/mês
ProdutosIlimitadoIlimitadoIlimitado
Taxa Transação3%0%0%
ArmazenamentoIlimitadoIlimitadoIlimitado
Certificado SSLGrátisGrátisGrátis
Domínio1 Ano Grátis1 Ano Grátis1 Ano Grátis
Teste Grátis14 Dias14 Dias14 Dias
AcessoADERIRADERIRADERIR

O SquareSpace foi fundado em 2003, e tal como a maioria das grandes plataformas de código fechado, o seu objetivo inicial era criar algo que pudesse ajudar as pessoas a criarem os seus próprios websites sem grandes dificuldades e conhecimentos.

Hoje, conta com milhões de clientes e tem uma das plataformas de código fechado mais completas do mercado. Entre várias funcionalidades, permite montar uma loja online com base em vários templates, fazer integrações com meios de pagamento, relatórios de venda e fazer a gestão de stock.

  • Vantagens: é uma plataforma que não cobra nenhuma taxa de comissão de venda em alguns dos seus planos, certificado SSL e o domínio já estão incluídos. O suporte ao cliente é muito completo e tem diversos recursos e integrações com ferramentas bastante avançadas.
  • Desvantagens: os templates não permitem uma personalização a nível máximo, pelo que o seu website pode ficar com uma aparência aparecida com outros concorrentes.

Tal como as outras plataformas aqui apresentadas, esta também é ideal para pequenos negócios que queiram dar o salto para o online ou estejam a dar os primeiros passos na área.

Uma plataforma de criação de e-commerce permite a configurar desde meios de pagamento, integrações com sistemas de faturação, inserção de produtos e serviços, imagens e textos de uma forma simples e direta.

Além de simplificar a vida a quem começa o seu negócio, os preços praticados por estas plataformas são bastante acessíveis. Por isso, dificilmente terá de contratar o serviço de alguma agência para construir o seu website.

Mesmo que tenha alguma dificuldade, a maioria destas plataformas têm serviços de apoio ao cliente que poderão ajudá-lo em todo este processo.

Outra vantagem destas plataformas é que não terá de se preocupar em comprar e gerir o alojamento e domínio do seu novo website.

Neste artigo indicamos algumas das melhores plataformas que poderá utilizar para montar o seu negócio online de forma rápida e com qualidade.

Porém, essas plataformas podem ser algo limitativas para quem procura um website que seja realmente diferente e que possa ser escalável a longo prazo.

Se o seu objetivo for esse, então, aconselhamos a utilizar o maior player do mercado: o WordPress.

O WordPress é a plataforma de criação de websites mais utilizada em todo o mundo, e tem um plug-in gratuito chamado WooCommerce que permite criar uma loja online em código aberto.

Nesta plataforma poderá montar toda a sua loja online, de forma praticamente gratuita e sem qualquer limitação.

O único problema é que para quem não tem conhecimentos na área e em WordPress, montar um website nesta plataforma será algo complicado. Além disso, a hospedagem e compra do domínio são feitas de forma separada da plataforma, o que agrega mais uma variável complexa a todo o processo.

Se criar um website no WordPress terá de comprar o domínio e o alojamento noutras plataformas.

Assim, para criar loja online no WordPress, aconselhamos a que entre em contacto com uma agência de marketing ou um freelancer com um bom portefólio de clientes.

Todavia, avançar com esta opção é sinónimo de custos iniciais um pouco diferentes. Estes serviços podem tanto custar 600 euros como 6.000 euros, dependendo do que pretender.

Além desta plataforma de criação de websites, existem outras alternativas conhecidas do mercado como:

Existem diversas plataformas de criação de websites, por isso, é normal que haja alguma dificuldade em tomar uma decisão sobre qual a plataforma que melhor corresponde às suas necessidades.

Por isso, em primeiro lugar deverá escolher entre dois géneros de plataformas:

  • Plataformas Fechadas: como o Shopify, Jumpseller ou Shopkit que são de código fechado. Logo, a configuração e construção da loja online é relativamente fácil e intuitiva. Porém, ficará sempre limitado ao que a plataforma disponibilizar e aos custos mensais desta;
  • Plataformas Abertas: como o WordPress, têm código aberto. Logo, podem ser configurados e construídos com muita mais liberdade – mais escalável. Porém, provavelmente terá de contratar os serviços de uma agência ou freelancer para o ajudar a criar a loja online – o que faz com que custos iniciais sejam mais caros.

Além disso, deverá seguir outros pontos de avaliação:

  1. Identificar Necessidades: escolha as funcionalidades e requisitos obrigatórios que a sua loja online deverá ter (exemplo: vender em várias línguas e moedas, número de produtos, blog, entre outros);
  2. Escolher Plataforma Conhecida: selecione uma plataforma que tenha provas dadas e que lhe possa garantir o mínimo de qualidade possível;
  3. Avaliar Usabilidade: escolha uma plataforma que seja fácil de usar e que não necessite de muita formação para conseguir utilizar toda a sua potencialidade;
  4. Avaliar Apoio ao Cliente: veja se o apoio ao cliente corresponde às suas expectativas;
  5. Testar Grátis: apesar de as plataformas não serem gratuitas, poderá experimentar usar as mesmas durante alguns dias sem ter que pagar por isso;
  6. Avaliar Custos: algumas funcionalidades e opções poderão ser pagas, por isso avalie quais serão os seus custos mensais e anuais em cada plataforma antes de decidir avançar.

O processo de criar um e-commerce poderá ser bastante longo. Isto porque, é necessário fazer várias integrações, cumprir alguns requisitos legais, fazer algumas configurações, adicionar produtos e imagens, entre muitas outras variáveis.

Assim, de uma forma resumida, para criar uma loja online, deverá:

  • Escolher a Plataforma de E-commerce: tendo em conta os seus objetivos e características do negócio, escolha a plataforma ideal para o seu negócio;
  • Escolher Um Plano de Preços: cada plataforma tem diversos planos com diferentes funcionalidades;
  • Fazer o Registo: preencher os dados e fazer o registo na plataforma;
  • Escolher Template: deve escolher o modelo de design que mais se adequa ao seu negócio e personalizar o mesmo em termos de textos, imagens e cores;
  • Adicionar os Produtos: tem de adicionar os produtos e todas as informações que daí advém como o preço, descrições etc.;
  • Configurar Opções de Envio: deve escolher como irão funcionar os portes de envio, preços, etc.;
  • Configurar Meios de Pagamento: deve escolher os meios de pagamento que pretende como o Paypal, cartão de crédito, Multibanco e o MBway;
  • Configurar Faturação: sempre que existe uma venda tem de ser emitida uma fatura para o cliente. Algumas integrações com Vendus ou Moloni automatizam este processo por si;
  • Testar: deve testar que está tudo a funcionar corretamente antes de promover o website. Aconselhamos a simular a compra de vários produtos e esperar que os mesmos cheguem à morada pretendida;
  • Analisar: Analise os dados e estatísticas da sua loja online. Estes dados iniciais são essenciais para se descobrir erros e pontos de melhoria cruciais.

Deverá cumprir com toda a legislação necessária para abrir uma loja online em Portugal.

Legislação Para Abrir Loja Online Portugal

Criar loja online e vender na internet requer cumprir com diversas obrigações e normas legais. Deste modo, iremos indicar algumas das principais que deverá ter salvaguardadas.

  • Termos e Condições e Política de Privacidade: todos os websites têm de ter uma página com informação relativa aos direitos e responsabilidades da empresa e dos seus clientes. Além disso, deverá indicar se o website recolhe dados pessoais dos clientes, como é recolhida e tratada toda essa informação;
  • Proteção de Dados Pessoais: deverá cumprir as normas estabelecidas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados. Além disso, deverá avisar os clientes com um botão de consentimento para a utilização de Cookies;
  • Dados da Empresa: A empresa deverá indicar algures no seu website o seu nome ou domínio social, morada, endereço eletrónico, registo comercial e NIPC;
  • Devoluções e Reembolsos: Por lei, o cliente tem 14 dias para devolver um produto ou cancelar um contrato sem custos adicionais nem necessidade de informar o motivo. Deverá criar uma página que explique como funciona o seu processo de devoluções;
  • Formas de Envio: Deverá informar como funciona o processo de encomenda e outras informações como portes grátis ou restrições de envio geográfico;
  • Reduções de Preços: sempre que quiser reduzir preços deverá indicar a data e início do período de saldo (nunca podem ultrapassar os 4 meses), promoções ou liquidações.
  • Meios de Pagamento: Deverá informar previamente quais os meios de pagamento disponíveis no website;
  • Livro de Reclamações: deverá colocar uma ligação para a Plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico – o registo é obrigatório;
  • Faturação: deve emitir faturas depois do pagamento de um cliente – tal como acontece numa loja física. Deverá também fazer a emissão de guias de transportes caso se aplique. Para o ajudar a simplificar e automatizar os processos, aconselhamos o uso de um programa de faturação certificado pela AT.

Hoje, ao criar uma loja online através de uma destas plataformas, vai conseguir montar o seu e-commerce de forma rápida e intuitiva. Vai começar a vendar tanto para uma pessoa que vive na sua cidade, como para alguém que vive nos Estados Unidos ou Brasil.

Sabia Que:

Em todo o planeta, quase 4 mil milhões de pessoas já compra produtos pela internet.

Estas plataformas fizeram com que todos fossemos capazes de montar um negócio e testar produtos e serviços sem ter que investir um alto valor monetário. Com 30 € por mês conseguimos resolver a maioria dos nossos problemas.

Porém, para serem intuitivas para quem tem menos conhecimentos técnicos, acabam por ser um pouco limitadas para negócios escaláveis e com alto volume de vendas.

Por isso é que plataformas como o WordPress acabam por também ser muito utilizadas pelas empresas que preferem investir um pouco mais ao início.

Por isso, em suma, antes de tomar uma decisão em termos de investimento, analise o seu negócio e aproveite o período experimental destas plataformas.

Perguntas e Respostas

O que é preciso para criar uma loja online?

Criar uma loja online é um processo que requer cumprir algumas etapas essenciais para o seu bom funcionamento, tais como:

  • Escolher a Plataforma de E-commerce;
  • Escolher Um Plano de Preços;
  • Fazer o Registo;
  • Escolher o Template;
  • Criar páginas legais de privacidade de dados;
  • Adicionar textos e imagens;
  • Adicionar os Produtos;
  • Configurar Opções de Envio;
  • Configurar Meios de Pagamento;
  • Configurar Sistema de Faturação.

Qual a melhor plataforma para criar uma loja online?

A melhor plataforma de criação de websites vai variar conforme o investimento inicial pretendido, as características do negócio e das funcionalidades que o cliente pretende. Porém, podemos enumerar algumas das melhores e mais utilizadas plataformas existentes no mercado:

  • Shopify;
  • Jumpseller;
  • SquareSpace;
  • Wix;
  • Shopkit.

Quanto custa criar uma loja online profissional?

Os custos de criação de uma loja online profissional pode perfeitamente variar entre 10 a 300 euros mensais, dependendo da plataforma que utilizar e das funcionalidades que o cliente pretender adicionar e configurar.

Algumas plataformas poderão também cobrar uma comissão por venda de cada produto ou serviço e o valor anual pelo uso do domínio e alojamento do website que pode rondar os 30 a 40 euros.